quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ensino das lutas


As lutas estão presentes na bagagem cultural desde muito tempo, e acrescenta muito na bagagem pedagógica da luta em sala de aula e no esporte por desenvolver o motor e o cognitivo, e pela fácil modelagem em realidades diferentes.
Segundo mariana Simões, as lutas são diferentes, no entanto, são parecidas por terem elementos que as caracterizam, elas podem ser descritas como as Lutas podem ser categorizadas em esportes de Luta com agarre, Esportes de Luta com golpes e esportes de Luta com implemento, o agarre é o fator comum entre as lutas, a projeção já os golpes depende muito da parte do corpo a qual você ataca, só com as mãos só com os pés, a terceira, é basicamente tocar o adversário com algum implemento, faca, espada ou taco.
Existem quatro fatores significantes o alvo que nada mais que p objeto a ser atingido, e a meta que torna-se o objetivo pelo qual você o ataca, meta indireta é tocar o adversário e ir pontuando, quando passa a ser direta significa que você utilizara do toque para finalizar o adversário, existem também denominadores imprescindíveis para o desenvolvimento e um deles são as regras, contato, e fusão.

Independentemente da modalidade ou especificidade da luta, esses aspectos são condições indispensáveis para que uma atividade seja caracterizada como Luta, pois são capazes de delinear o conhecimento e diferenciá-lo dos demais. (Mariana S. Pimentel Gomes).

            Outro fator importante é a simultaneidade com que ocorre a luta, enquanto em outros esportes coletivos é necessário que um time ataque e outro defenda, nas lutas no geral existe a possibilidade de acontecer os dois no mesmo tempo e por muitas vezes isso acontece fundido com defesa e ataque. 
            Todas as modalidades de lutas são importantes por trazerem consigo a sua historia, mais todos tem capacidades físicas iguais como por exemplo: a força, flexibilidade e agilidade, a distancia faz muito a diferença, por cada estilo de luta ter uma distancia especifica, curta distancia representa um espaço nulo, média distancia delimita um espaço que permite um ataque ou uma defesa, e longa distancia uma luta com implemento que é necessário que haja mais espaço entre os oponentes.            
Não podemos esquecer que as lutas não são simplesmente para ataque, defesa e competições existe também um método de ensino aprendizagem que leva o nome de formas, formas são os movimentos executados buscando suavidade e relaxamento, por mais que seja imitando um ataque ou uma defesa em um adversário invisível, ele busca outra finalidade que é a de aprender e desenvolver a técnica relata a autora do texto.

A finalidade das Formas também relaciona-se à conservação da tradição e cultura da modalidade, como um meio dos praticantes conhecerem as técnicas mais antigas, já não utilizadas com a modernidade. (Mariana S. Pimentel Gomes).

            E com isso conseguimos concluir que as lutas são mais que simplesmente pancadas sem coordenação, elas necessitam de condições para que seja desenvolvida, tem um embasamento teórico, existem características que as diferencia, e também as deixam praticamente iguais, percebemos a riqueza fundamental que há por trás delas, profissionais capacitados e que desenvolvem um bom trabalho buscando melhorar a posição das lutas na educação física esportiva e escolar, e tem um importante papel no desenvolvimento dos alunos.

Referências: GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos Pedagógicos para o Ensino das Lutas.

Um comentário:

  1. Preciso de uma ajuda, quero a relação entre meta e alvo! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir