quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lutas, artes marciais e esportes de combate, na educação física escolar.

Umas das manifestações culturais mais antigas que conhecemos é a luta, vem sendo praticada e difundida em todo o mundo desde os primórdios, cada região tem uma maneira de expressar e praticar suas variadas técnicas, tanto pra guerra, treino, jogo, atividade física, e até mesmo como um ritual religioso.
Com o passar do tempo as luta começaram ser utilizadas com material bélico, na antiga Olímpia as lutas nas suas diversas modalidades era disputadas por ultimo por terem um enfoque maior, já na idade media os cavaleiros treinavam lutas para que tivessem um melhor desempenho nas cruzadas, a china e Japão países ocidentais utilizavam das artes marciais, se assim podemos chamar, para combater agressores e povos adversários, com o decorrer dos anos boa parte das tribos e dos vilarejos passaram a aplicar a luta como matéria em sala de aula, e Fabrício Del Vecchio, nos da uma base para que haja intervenção do profissional de educação física no meio acadêmico, melhorando e desenvolvendo as aulas de educação física escolar.
As lutas têm que ser encaradas com seriedade no âmbito escolar, segundo Vecchio as artes marciais são vistas por três ângulos diferentes, o escolar, o não escolar e por fim o esporte, basicamente podemos dizer que a visão escolar, não que se torne a principal, mas, se trata de uma visão base para as outras, pois é ela que nos fornece a raiz motora e física, sem contar a questão cognitiva que também é reforçada nos primeiros anos.
Cabe ao meio acadêmico financiar projetos de pesquisa que visem abranger as diversas áreas da lutas, alcançando assuntos paralelos como familiar e social, existem dois aspectos a serem trabalhados, a licenciatura que tem como objetivo desenvolver as expressões, cultura e a historia que há por trás das lutas, e o bacharelado atuando firmemente no desenvolvimento do esporte como técnico, treinador.
Devendo existir temas, que tem que ser trabalhados com qualidade como, por exemplo: A definição do que é luta, artes marciais, historia, as classificações, cronologia e até mesmo a inserção do esporte no ambiente escolar, não podemos esquecer que por trás de uma boa aula prática que desenvolve o motor e o físico, está a estrutura teórica, precisamos de profissionais que estejam focados na luta, como matéria e esportes, unindo as duas forças.
O mercado de trabalho necessita de profissionais de qualidade, no entanto, com uma busca por dissertações e teses produzidas em universidades é possível descobrir que existem profissionais que buscam atuar nessa área, no entanto, é inferior ao que é necessária hoje, podemos concluir que essa falta de profissionais, por muitas vezes, é resultado de alunos que tiveram um contato com as lutas na qualidade de atleta e não professor relata Fabrício Vecchio. O perfil do professor se dá pelos conhecimentos a serem repassados pra o aluno, no conjunto de disciplinas que constituem o quadro de matérias de uma instituição, existem as disciplinas de orientação de atividades, essas matérias por muitas vezes são práticas e as críticas do autor são na verdade a respeito do pouco embasamento teórico nas aulas, a final de contas as aulas práticas ensinam o aluno a executar o movimento, pois, é necessário saber executar pra ensinar e a especialização que não abrange uma área total, e fica preso a um único estilo e modalidade. É preciso executar um movimento, para que possamos saber como o aluno está se sentindo a respeito do atividade que está sendo desenvolvido.
Os esportes de lutas vêm sendo introduzidos com força em toda a Europa, é possível observar as varias lutas que vem sendo desenvolvidas e o crescimento é visível, afirma o autor da obra. As definições de lutas para Nakamoto é um jogo de oposição entre duas ou mais pessoas, no qual seu alvo é seu próprio adversário, existindo a possibilidade de ataque a qualquer momento e simultaneamente, fica claro que trabalhar com disputas entre alunos, pode desenvolver um senso de realidade que ajudara no seu crescimento pessoal, mostrando que temos adversário, mas que no final de tudo não podemos perder o foco e partir para agressividade por causa de qualquer motivo. 
É possível chegar à conclusão que a importância de se aplicar a matéria no ambienta escolar, como vem sendo feito na Europa, não é formar um profissional atleta, mais sim um adulto bem desenvolvidos buscando o crescimento global e não movimentos estereótipos perfeitos.

REFERENCIAS:
DEL VECCHIO, Fabrício boscolo, EMERSON, Franchini. Lutas, artes marciais e esportes de combates, possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física

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