quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aula do dia 10/08 - Capoeira

Aquecimento:


     Foi realizada uma brincadeira de pega-pega chamada de "o capitão do mato". Existia um pegador que era o "capitão do mato" e seu colegas a serem pegos eram os "escravos", o aluno que fosse pego pelo capitão ficaria na posição de cocorinha, e para que ele voltasse para a brincadeira, um colega tinha que fazer o golpe meia lua passando por cima do aluno que foi pego. Depois foi feita uma  variação na brincadeira, para descolar quem foi pego deveria ser realizada a meia lua depois ficar de costa pro colega e tocar as mãos. Então foi feita um última variação, agora para que quem foi pego voltasse a brincadeira, seu colega devia realizar uma meia lua com armada. Depois um dos alunos puxou o alongamento.














                      cocorinha                                                                                            meia lua
Parte Principal:

     A professora pediu para que cada aluno pegasse uma corda e fizesse um triangulo no chão e ficassem posicionados com os pés com os pés paralelos nas extremidades do triangulo. O movimento que foi realizado era colocar um dos pés no topo do triangulo e outro continuava na extremidade, depois o pé que estava na extremidade iria para o topo enquanto o pé que estava no topo iria para a extremidade, realizando a ginga que é um elemento fundamental da capoeira. Após aprender a ginga, a professora pediu para que eles realizassem uma sequência de três tempos da ginga e então fizessem a benção ou chute frontal, realizando com a perna direita e depois com a perna esquerda. Em seguida eles faziam os três tempos e realizavam a meia lua, com  a perna esquerda e com a direita. Após aprender esses dois ataques, a professora ensinou um movimento de defesa, a cocorinha alterando a mão que ia como apoio no chão. 














                              ginga                                                                                          benção  
     
     Então a professora pediu para que os alunos formassem duplas e realizassem os movimentos de ataque e defesa, ondem um defendia e o outro atacava, ai invertiam os papeis e quem estava defendendo atacava e quem atava se defendia.
     No final da aula a professora ensinou de forma pedagógica o movimento "aú", primeiro fazendo movimentos mais lentos e em quatro tempos, como foi feito o "aú de bebê", logo em seguida quem conseguisse podia esticar as pernas por completo e um pouco mais acelerado. 
aú 

Nenhum comentário:

Postar um comentário