sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Plano de aula 1

Tempo: 50 minutos
 Idade: 8 e 9 anos

Objetivo Geral: Proporcionar a vivência da linguagem corporal e oral como meio da criança expressar sua história, crença e valores dentro da educação.

Conhecimentos prévios dos estudantes: movimentos mais complexos de ataque e defesa.

Objetivo específico: 

  • Conhecer suas possibilidades e seus limites, através de estímulos.
  • Conhecer seu próprio corpo, aprendendo a percebê-lo e aceita-lo diante de suas próprias características.
  • Desenvolver a sua musculatura. 
Conteúdos: 

  • Lateralidade
  • Fundamentos básicos
Procedimentos Metodológicos: 


  • Primeiramente o professor irá relembrar os fundamentos básicos de ataque e defesa, que foram realizados anteriormente. Duração de 10 minutos. Após isso, será feito um "pega-pega" como aquecimento, haverá um pegador que tentará pegar seus colegas, quem for pego ficará na posição de "cocorinha", pra quem for pego voltar a brincadeira um de seus colegas deverá fazer um ataque em sua defesa, encerrada a brincadeira será feito um alongamento. Duração de 15 minutos. Depois os alunos formarão duas colunas, com preferência de que as colunas possuam o mesmo número de crianças. Então o professor vai numerar os alunos fazendo com que cada um possua um adversário, entre as colunas deverá formar um grande espaço e no meio dele o professor vai colocar um objeto. Quando o professor chamar um dos números, os alunos do respectivo número tentarão pegar o objeto, quem pegar primeiro fará um ataque e o seu adversário fará uma defesa. Após todos terem vivenciado a prática, o professor irá discutir com os alunos sobre a atividade. Duração de 25 minutos. 
Materiais e Local

  • Qualquer objeto que possa ser pego. Bola, lenço, etc.
  • Tatame, quadra de esportes ou qualquer ambiente que possa ser realizada a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário