quinta-feira, 13 de setembro de 2012


CAPOEIRA: A HISTÓRIA E TRAJETÓRIA DE UM PATRIMÔNIO
CULTURAL DO BRASIL
              
                
    No artigo “Capoeira: A historia e trajetória de um patrimônio cultural do Brasil” os autores Ricardo Martins Porto Lussac e Manoel José Gomes Tubino, contam a trajetória da capoeira no Brasil, suas influências e referências.
                
    Onde os professores e pessoas que colocaram a capoeira no cenário brasileiro, influências que valorizaram e desvalorizaram, a política e a população trouxe diferente forma de identificar essa prática como luta.
                 
    O Artigo é separado em introdução, procedimentos metodológicos, apresentação e discussão dos resultados, considerações finais e referências.
                
    No Brasil a capoeira foi passando por muitas transições, mas conseguiu desenvolver melhores técnicas, a capoeira era praticada pelos escravos, militares, imigrantes, europeus e a classe de trabalhadores. E também foi considerada uma dança, pois os escravos que a praticavam não poderia ter nenhum contato com tipos de lutas.
               
    Logo em seguida surge uma divisão, existindo uma capoeira da angola ao qual era sua verdadeira origem, que eram golpes mais lentos, e outra capoeira regional trazendo outra característica, sendo um deles golpes mais rápidos. A capoeira vem fazer parte da ginástica e introduzindo no  folclore brasileiro. Mas somente no século XX a capoeira veio ser compreendida como esporte luta, defesa pessoal e ginástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário